Aviso: Antes de viajar sem ter feito seguro saúde, leia isto!

Muitas pessoas quando se programam para fazer uma viagem, pensam em tudo, menos em um ponto muito importante de uma viagem: o seguro saúde. Já imaginou se durante a viagem um imprevisto acontece e você precisa dos serviços médicos?

Quando isso acontece, um viajante prevenido consegue ser atendido de forma rápida, com muito conforto numa instituição de saúde da rede privada. Mas, e uma pessoa que não possui esse seguro? Por isso, antes de viajar sem seguro saúde, leia isto!

Por que é importante ter um seguro saúde para viajar?

É importante viajar prevenido, pois não sabemos o que pode acontecer daqui a um minuto. Quando pensamos numa viagem, só pensamos nas coisas boas que o passeio vai nos proporcionar, mas também devemos lembrar que durante a viagem pode haver uma emergência médica.

Com a cobertura do seguro saúde, o viajante pode aproveitar seu passeio de forma tranquila, sabendo que se precisar de um socorro, estará acobertado com serviços que oferecem atendimento médico e até mesmo, alguns procedimentos.

Sem seguro saúde, o que acontece em caso de uma emergência médica?

Sem o seguro saúde, o viajante vai precisar confiar em qualquer pessoa com um jaleco feminino, em um hospital público.

O viajante com um seguro saúde pode se beneficiar por contar sempre com a rede privada de saúde. O melhor de tudo, é que a pessoa vai poder escolher a instituição hospitalar que preferir.

Mas em caso de emergência médica, o viajante que não possui o seguro saúde, vai ter que, infelizmente, enfrentar os desafios de conseguir um atendimento em uma instituição pública de saúde.  

Seguro saúde é obrigatório para viagens internacionais?

Poucas pessoas sabem desse detalhe importante, mas para fazer algumas viagens internacionais é necessário ter um seguro saúde, isto é, é obrigatório. Alguns países exigem que o valor mínimo da apólice seja quitado, para garantir a segurança do turista.

Por exemplo, pessoas que pretendem viajar para países da Europa, como França, Portugal, Itália, Alemanha e Reino Unido, precisam ter seguro saúde.  

Quem possui um seguro viagem com cobertura nacional, pode alterar a cobertura caso precise fazer uma viagem internacional.

O que o seguro saúde cobre?

O seguro de saúde pode ter uma ampla cobertura, tudo vai depender do acordo entre a seguradora e o contratante. Tudo precisa ficar descrito no contrato, mas na maioria das vezes, esse seguro cobre vários atendimentos médicos e também emergências. No entanto, o contratante pode, se quiser, excluir algum serviço que não seja do seu interesse.

A maioria dos seguros saúde cobre exames médicos, consultas, consultas de emergência, vários procedimentos médicos e até mesmo internações.

Tipos de seguro saúde

Há três tipos de seguro saúde: individual, coletivo e empresarial. No seguro saúde individual, apenas uma pessoa pode aproveitar os benefícios, caso precise. No seguro saúde coletivo, é possível colocar mais de duas pessoas, porém, o seguro vai ficar com um valor muito maior.

No seguro saúde empresarial, o segurado é todo aquele que trabalha numa empresa. Mas, o vínculo empregatício precisa ser comprovado.