Muitas pessoas quando se programam para fazer uma viagem, pensam em tudo, menos em um ponto muito importante de uma viagem: o seguro saúde. Já imaginou se durante a viagem um imprevisto acontece e você precisa dos serviços médicos?
Quando isso acontece, um viajante prevenido consegue ser atendido de forma rápida, com muito conforto numa instituição de saúde da rede privada. Mas, e uma pessoa que não possui esse seguro? Por isso, antes de viajar sem seguro saúde, leia isto!
Por que é importante ter um seguro saúde para viajar?
É importante viajar prevenido, pois não sabemos o que pode acontecer daqui a um minuto. Quando pensamos numa viagem, só pensamos nas coisas boas que o passeio vai nos proporcionar, mas também devemos lembrar que durante a viagem pode haver uma emergência médica.
Com a cobertura do seguro saúde, o viajante pode aproveitar seu passeio de forma tranquila, sabendo que se precisar de um socorro, estará acobertado com serviços que oferecem atendimento médico e até mesmo, alguns procedimentos.
Sem seguro saúde, o que acontece em caso de uma emergência médica?
Sem o seguro saúde, o viajante vai precisar confiar em qualquer pessoa com um jaleco feminino, em um hospital público.
O viajante com um seguro saúde pode se beneficiar por contar sempre com a rede privada de saúde. O melhor de tudo, é que a pessoa vai poder escolher a instituição hospitalar que preferir.
Mas em caso de emergência médica, o viajante que não possui o seguro saúde, vai ter que, infelizmente, enfrentar os desafios de conseguir um atendimento em uma instituição pública de saúde.
Seguro saúde é obrigatório para viagens internacionais?
Poucas pessoas sabem desse detalhe importante, mas para fazer algumas viagens internacionais é necessário ter um seguro saúde, isto é, é obrigatório. Alguns países exigem que o valor mínimo da apólice seja quitado, para garantir a segurança do turista.
Por exemplo, pessoas que pretendem viajar para países da Europa, como França, Portugal, Itália, Alemanha e Reino Unido, precisam ter seguro saúde.
Quem possui um seguro viagem com cobertura nacional, pode alterar a cobertura caso precise fazer uma viagem internacional.
O que o seguro saúde cobre?
O seguro de saúde pode ter uma ampla cobertura, tudo vai depender do acordo entre a seguradora e o contratante. Tudo precisa ficar descrito no contrato, mas na maioria das vezes, esse seguro cobre vários atendimentos médicos e também emergências. No entanto, o contratante pode, se quiser, excluir algum serviço que não seja do seu interesse.
A maioria dos seguros saúde cobre exames médicos, consultas, consultas de emergência, vários procedimentos médicos e até mesmo internações.
Tipos de seguro saúde
Há três tipos de seguro saúde: individual, coletivo e empresarial. No seguro saúde individual, apenas uma pessoa pode aproveitar os benefícios, caso precise. No seguro saúde coletivo, é possível colocar mais de duas pessoas, porém, o seguro vai ficar com um valor muito maior.
No seguro saúde empresarial, o segurado é todo aquele que trabalha numa empresa. Mas, o vínculo empregatício precisa ser comprovado.