Hospedagem em Hotéis em Pauta: Saiba agora como funciona a elaboração dos cardápios das refeições e sobremesas diárias!

Viagem tem sinônimo de novidade, inclusive nas refeições, por isso, é muito importante que os hotéis e pousadas invistam nos cardápios. Mas como são elaborados? Veja mais sobre isso neste artigo!

Como é elaborado os cardápios de um hotel?

O cardápio de um hotel ou pousada é elaborado a partir de um planejamento. Por trás desse planejamento, o objetivo é satisfazer o desejo dos hóspedes. Veja agora alguns tipos de elaboração de cardápios.

Cardápio sazonal

O cardápio sazonal é um dos mais elaborados por hotéis e pousadas, já que neste caso é utilizado ingredientes que são da época. Por exemplo, as frutas e legumes da estação, o pescado da época, além de qualquer ingrediente que seja encontrado com mais facilidade na estação.  

Cardápio do chef

Tem também os cardápios do chefe, ou seja, receitas que são elaboradas por um chefe de cozinha. Os hotéis de luxo geralmente têm cardápios elaborados por chefs de cozinha. Outras hospedagens têm cardápios de chefes regionais.

Cardápio com proposta

O cardápio com proposta é aquele que atende um público específico. Por exemplo, tem cardápios que oferecem a proposta de uma alimentação saudável. Esses cardápios são os preferidos dos atletas e do público fitness.

Cardápio com releitura

Há também os cardápios com releituras. São aqueles em que uma receita famosa e clássica, é refeita com novos ingredientes, porém, sem perder a originalidade.  

Cardápio cultural

O cardápio cultural é aquele que valoriza a cultura da região. Por exemplo, um hotel em Recife, Pernambuco, pode oferecer no cardápio pratos como o baião de dois e de sobremesa, o bolo de rolo.

Como reformular o cardápio de um hotel?

Para reformular o cardápio de um hotel é preciso pensar de forma estratégica. Veja algumas dicas importantes para fazer essa reformulação.

Invista na cozinha internacional

A cozinha internacional tem muitas receitas interessantes e pratos deliciosos. As pessoas desejam ver novidades. Por isso, é importante se inspirar nas cozinhas tradicionais de outros países como Japão, México, Argentina, Itália, entre outros.  

Invista em produtos locais e da época

O menu de um cardápio também pode conter produtos locais e da época. Por exemplo, se na sua região há um ingrediente difícil de encontrar em outros locais, explore receitas feitas com ele. Lembre-se, os hóspedes gostam de novidades!

Da mesma forma, foque nas frutas e hortaliças da época. Assim, você vai ter bastante matéria-prima e conseguir economizar.

Dê atenção às datas comemorativas

Outra dica para reformular seu cardápio é dando atenção às datas comemorativas. Por exemplo, durante a páscoa, você pode fazer receitas de copos da felicidade para vender em seu hotel. Você pode aprender a fazer esse copo da felicidade no site da “Docinha e receitas de recheios gourmet”.

A páscoa foi só um exemplo, mas também tem muitas outras datas que você pode colocar em seu cardápio, alimentos da época.

Aposte no conceito vegano

O conceito vegano e vegetariano é algo que não tem como fugir. Cada dia mais, há pessoas adotando esse estilo de vida. Então, para tornar sua hospedagem mais atrativa, ofereça um cardápio rico com menu vegano e vegetariano.

Algumas mudanças no cardápio de um hotel ou pousada, pode direcionar o empreendimento para um caminho rumo ao sucesso.